O que é depressão?

Há muitas coisas bonitas e edificantes na vida, mas também há perda. Perder um ente querido pode desencadear sentimentos intensos de tristeza. Para algumas pessoas, essa tristeza pode levar à depressão ou piorar a depressão subjacente.

Você pode esperar sofrer e se sentir triste após uma perda, mas sentimentos prolongados de tristeza e desesperança podem significar que você tem depressão. Quer você esteja sofrendo de tristeza ou depressão ou ambos, há muitas abordagens que podem ajudar você a se curar com o tempo.

Fonte de reprodução: Youtube Drauzio Varella

Diferenças entre luto e depressão

Cada um sofre de forma diferente. Algumas pessoas podem ter sintomas muito semelhantes aos da depressão, como afastamento de ambientes sociais e sentimentos intensos de tristeza. No entanto, há diferenças muito importantes entre depressão e luto.

Duração dos sintomas. Pessoas com depressão se sentem deprimidas quase o tempo todo. Pessoas em luto geralmente têm sintomas que flutuam ou vêm em ondas.

Aceitação de apoio. Pessoas com depressão frequentemente começam a se isolar e podem até mesmo evitar os outros. Pessoas que estão sofrendo podem evitar ambientes sociais vibrantes, mas frequentemente aceitam algum apoio de entes queridos.

Capacidade de funcionar. Alguém que está sofrendo pode ainda ser capaz de ir ao trabalho ou à escola. Eles podem até sentir que participar dessas atividades ajudará a ocupar sua mente. No entanto, se você estiver clinicamente deprimido, poderá apresentar sintomas tão graves que não conseguirá ir ao trabalho ou fazer outras tarefas importantes.

O luto pode ser um gatilho para a depressão, mas nem todos que sofrem sofrerão de depressão.

Lidando com a depressão após a morte de um ente querido

O que é luto complicado?

O luto é um conjunto normal e esperado de emoções que podem ocorrer após a perda de um ente querido. No entanto, algumas pessoas vivenciam um nível de luto mais significativo e duradouro. Isso é conhecido como luto complicado.

O luto complicado pode compartilhar muitos dos mesmos sintomas da depressão. Ele também pode levar à depressão ou piorar a depressão em alguém que já a vivencia.

Os sintomas do luto complicado incluem:

  • dificuldade em pensar em qualquer coisa além da morte do seu ente querido
  • saudade duradoura do seu ente querido falecido
  • dificuldade em aceitar que seu ente querido se foi
  • amargura duradoura pela perda
  • sentindo como se sua vida não tivesse mais sentido
  • dificuldade em confiar nos outros
  • dificuldade em lembrar de memórias positivas do seu ente querido
  • luto que piora em vez de melhorar
Lidando com a depressão após a morte de um ente querido

Como cuidar de si mesmo

Cuidar de si mesmo não é uma ação egoísta quando você está passando por um luto. Em vez disso, pode ser parte do processo que ajuda você a se sentir melhor mental e fisicamente.

Algumas maneiras de cuidar de si mesmo incluem:

  • praticar exercícios regularmente , como caminhar, andar de bicicleta, usar uma máquina elíptica ou fazer uma aula de exercícios (sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios)
  • dormir pelo menos 7 a 8 horas todas as noites
  • explorar uma nova habilidade, como fazer um curso de culinária, participar de um clube do livro ou se inscrever em um seminário na faculdade local
  • ligar ou ver amigos ou entes queridos que podem oferecer apoio
  • juntar-se a um grupo de apoio para aqueles que sofreram a perda de um ente querido

Assim como algumas abordagens podem ajudar, outras podem não ajudar. Recorrer a drogas ou álcool para escapar de seus pensamentos não é um comportamento produtivo e pode realmente fazer você se sentir pior ao longo do tempo.

Quando você chega a uma data importante relacionada ao seu ente querido, como um aniversário ou aniversário, você não precisa fingir que a data não é significativa para você. Reconheça o dia. Celebre a memória do seu ente querido ou passe tempo com entes queridos que podem ajudá-lo a se sentir melhor.

Lidando com a depressão após a morte de um ente querido

Quando procurar ajuda

A perda de um ente querido muda a vida e pode deixar um buraco profundo em sua vida. Ligue para seu médico se essa perda fizer com que você sinta os seguintes sintomas:

  • dificuldade em realizar atividades cotidianas
  • sentir-se culpado ou culpar-se pela morte de um ente querido
  • sentindo como se você não tivesse propósito na vida
  • perder o desejo de se envolver em atividades sociais
  • desejando que você tivesse morrido também
  • sentindo como se sua vida não valesse a pena ser vivida se você não tivesse seu ente querido

Seu médico pode recomendar que você consulte um profissional de saúde mental especializado em luto. Esse terapeuta pode sugerir várias opções de tratamento, como terapia de conversa, medicamentos ou ambos. Esses tratamentos podem ajudar você a processar sua perda e administrar seu luto.

Lidando com a depressão após a morte de um ente querido

O que é luto complicado?

Tem muitas descrições diferentes. A mais comum é que é um luto agudo que causa longos períodos de sofrimento após a perda de um ente querido. Muitos médicos acreditam que está relacionado ao transtorno de adaptação , que é quando você mostra uma resposta longa e intensa a um estressor.

Muitos médicos estão descobrindo agora que a tem muitas características de um transtorno. Os médicos antes evitavam dar tratamento a pessoas que estavam sofrendo. O luto tem sido considerado uma luta pessoal e não médica há muito tempo. No entanto, novas evidências mostram que a pode fazer você se sentir inútil e suicida , o que é semelhante à depressão. Por causa disso, os médicos agora buscam tratar o luto complicado como um transtorno, sugerindo terapias e tratamentos para diminuir a dor exaustiva do luto.

Não existe um número exato de quantas pessoas têm ou tiveram. Uma estimativa afirma que 10 milhões de pessoas nos provavelmente têm sintomas graves o suficiente para serem consideradas como portadoras.

Lidando com a depressão após a morte de um ente querido

Opções de tratamento e enfrentamento

Seu médico pode recomendar terapia para tratar seu. A terapia de luto complicada envolve técnicas como contar repetidamente a história da morte de seu ente querido. Também pode ajudar você a se concentrar em construir seus relacionamentos pessoais e atingir seus objetivos pessoais.

Pesquisar mostra que antidepressivos podem ajudar a tratar se você também estiver fazendo terapia. Sintomas de depressão podem resultar de e piorar sua tristeza. Também pode piorar a depressão pré-existente. Antidepressivos podem ajudar a aliviar os desequilíbrios cerebrais que causam depressão e ajudar você a superar sua tristeza.

Lidando com a depressão após a morte de um ente querido

Perspectiva de longo prazo

Perder um ente querido não significa que sua vida acabou, mas significa que as coisas serão diferentes. Buscar ajuda e apoio pode ajudar você a se sentir melhor. Com o tempo, você pode encontrar cura que o ajudará a seguir em frente com a vida enquanto também celebra a memória do seu ente querido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×